
TRATAMENTO CONTRA O
CÂNCER DE PRÓSTATA
O Dr. João Paulo oferece tratamento de câncer de próstata personalizado, incluindo cirurgia e todo o seguimento pré, durante e no pós-operatório, visando à recuperação do paciente e qualidade de vida. Conte com nossa equipe para cuidados de classe mundial. Agende uma consulta hoje.
Quem tem mais probabilidade de ter câncer de próstata?

É a neoplasia de órgão sólido mais comum nos homens e a segunda que mais mata no Brasil. É raro com menos de 40 anos e a grande maioria são diagnosticados em homens com mais de 65. Estudos mostram que os homens com ascendência africana apresentam maior chance de acometimento e doença com evolução mais agressiva do que homens de origem caucasiana. Ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata, aumenta muito o risco de um homem desenvolver a doença. Além disso, alterações genéticas hereditárias aumentam o risco da neoplasia e muitos fatores do ambiente como obesidade e fatores dietéticos podem estar relacionados.
Diagnóstico do câncer de próstata

A grande maioria dos tumores não apresenta sintomas em estágios iniciais e quando apresentam sintomas geralmente estão em estágios avançados. O diagnóstico é feito através de testes simples, como o Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue e exame digital da próstata, que é uma avaliação rápida e indolor. Caso algum destes testes apresente alteração, exames subsequentes como Ressonância Multiparamétrica da Próstata e/ou biópsia deverão ser realizados. A recomendação é que os homens realizem exames a partir dos 50 anos, caso não tenham histórico familiar, ou a partir dos 45 anos com histórico familiar ou ascendência africana.
Tratamento contra câncer de próstata

Com a facilidade de acesso a novas terapias, medicamentos e procedimentos cirúrgicos os resultados melhoraram substancialmente. A cirurgia robótica revolucionou o procedimento para retirada do câncer de próstata se tornando o padrão ouro, reduzindo sequelas, complicações gerais, acelerando a recuperação e o retorno às atividades diárias. Em casos com tumores mais avançados pode ser necessário tratamentos múltiplos como radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia. Diante do maior conhecimento sobre a doença e do maior acesso às terapias, o câncer de próstata é hoje um adversário que podemos vencer na maioria das vezes.
Cura do câncer de próstata

A cura do câncer de próstata não só é possível, como acontece na grande maioria dos casos diagnosticados precocemente. Para que isso ocorra é fundamental que os exames de rotina sejam realizados anualmente. Quando o diagnóstico é feito em estágios iniciais conseguimos curar mais de 90% dos pacientes, alcançando além do controle oncológico, na maior parte também a manutenção da continência urinária e das funções sexuais. Gostaríamos de encorajá-lo neste momento difícil de enfrentar a doença; e saiba que pode contar com nossa expertise e atenção para te guiar nas melhores decisões e tratamentos para um breve retorno às suas atividades habituais.